Maragogi abriga pousada especializada na recuperação de animais feridos
Paraíso no Nordeste. Clima ensolarado e mar de tirar o fôlego com seus tons em safira. Maragogi, município de Alagoas é um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros.
Uma das paradas obrigatórias para quem vem visitar Maragogi e tem paixão por animais é o EcoPark Sol e Mar localizado na praia de Barra Grande. A casa da pousada é conhecida pelo trabalho com animais exóticos que precisam de cuidados especiais antes de serem soltos na natureza.
O case de sucesso na recuperação de animais ameaçados pelo avanço da destruição do meio ambiente, ou que se envolveram em brigas na natureza, inclui uma onça-pintada de três patas e um tucano que teve o bico reconstruído.
“São animais que não podem retornar para a natureza. Muitos deles foram mutilados, encontrados sem a mãe, ainda filhotes, vítimas de maus-tratos”, explica Murilo Loureiro, empresário dono do Ecopark.
De acordo com Loureiro, as espécies chegam ao Ecopark “sem conseguir se alimentar, caçar e sobreviver na natureza”.
A onça-pintada
Um dos animais selvagens acolhidos pelo Ecopark foi uma onça-pintada que perdeu uma das patas em uma briga com um felino da mesma espécie. Batizada de Kyra, o animal integra o projeto de conservação “ex situ”, termo utilizado para bichinhos criados foram do hábitat originário.
Há ainda outra onça-pintada, Jack, um felino macho que passou por um tratamento odontológico.
O tucano
A história do tucano Miguel, que chegou ao Ecopark sem o bico, foi uma das mais comoventes já presenciadas por lá. O animal passou por um processo minucioso de reconstrução e voltou a se alimentar normalmente.
O tucano recebeu o bico de outro animal acolhido pelo Ecopark, já sem vida, e o procedimento impressionou.
Todos os animais são cuidados por uma equipe de profissionais experientes, contratados para oferecer o suporte exato para cada caso.
Como tudo começou
Os proprietários da pousada sempre foram apaixonados por animais. Inicialmente eles contavam com duas araras que ficavam na recepção dando boas-vindas aos clientes -encantando a todos.
As pessoas costumavam fazer fotos com as belas araras. Um sucesso! O projeto avançou com a introdução de novos animais: cobras, flamingos, tucanos e muitos outros. Com a chegada desses animais surgiu a necessidade de dar um casa para eles viverem. Então surgiu o Ecopark Sol e Mar.
O projeto foi criado com o propósito de receber animais que não podem ser reintroduzidos na natureza, seja por conta de acidentes ambientais causados pelos seres humanos ou até mesmo por tráfico ilegal de animais.
No Ecopark eles possuem uma equipe de cuidados com os animais desde cuidadores, que alimentam os bichinhos, a veterinários que oferecem todo suporte necessário para manter a saúde deles. A polícia ambiental realiza cursos e treinamentos para o adequado manejo e segurança dos cuidadores e animais silvestres. Além disso, o EcoPark Sol e Mar é reconhecido pelos órgãos ambientais pelos bons tratos aos animais e serviço prestado a sociedade através do fomento à conscientização ambiental.
O EcoPark é um ponto turístico. Durante a visita ao local, o turista é acompanhado por uma pessoa preparada que passa todas as informações sobre os animais e a história de cada um deles. Além de auxiliar na interação com os bichinhos, uma diversidade incrível de animais, como araras, tucanos, várias espécies de cobra, lagartos, furão, corujas, gavião, jacaré, cutia, gato do mato e muito mais!
Um dos diferenciais e principais atrativos do EcoPark Sol e Mar é capacidade de interagir com os animais, tirar belíssimas fotos e curtir um pouco da imersão na natureza.
Criative-se!
Fotos: Divulgação/Ecopark
Fonte: Hypeness/Maragogi Alagoas
Post a Comment
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.